terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por uma Educação do Campo


(...) nasceu tomando/precisando tomar posição no confronto de projetos do campo: contra a lógica do campo como um lugar de negócio, que expulsa as famílias, que não precisa de educação nem de escolas, porque precisa cada vez mesnos de gente, a afirmação da lógica da produção para a sustentação da vida em suas diferentes dimensões, necessidades, formas (...). A educação do Campo nasceu também como crítica a uma educação pensada em si mesma ou em abstrato, seus sujeitos lutaram desde o começo para que o debate pedagógico se colocasse a sua realidade, de relações sociais concretas, de vida acontecendo em sua necessária complexidade. (Caldart)

2 comentários:

Anônimo disse...

" É desta forma dialógica, participativa e com uma atitude de comprometimento dos educadores(as) do estado do Paraná, que resignigicaremos e daremos sentido a Educação. Educação do Campo."

SERGIO BUCCO disse...

Quando tratamos de Educação do Campo (EdoC)estamos falando, discutindo, referenciando, reconhecendo o pulsar da Vida do Campo, a partir de uma perspectiva de identidade camponesa, com reais possibilidades de resistência ao projeto de morte, de mercantilização, de um lado, e por outro, da afirmação da Liberdade, da Emancipação, do respeito aos Povos do Campo.